Embutidos e carne processada foram classificados como carcinogênicos pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Agency for Research on Cancer, IARC). De acordo com um relatório publicado pela agência do câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo regular desses produtos aumenta o risco de câncer colorretal. Além disso, os cientistas classificaram a carne vermelha como “provavelmente carcinogênica”.
Um grupo de 22 médicos analisou mais de 800 estudos sobre a ligação entre o consumo de carne e o risco de câncer. De acordo com a agência, estatisticamente, o risco individual de câncer causado pelo consumo de carne processada é “pequeno”, mas aumenta com a quantidade de carne consumida: a probabilidade de câncer colorretal aumenta em 18 por cento a cada 50 gramas de carne processada consumida diariamente.
Carne processada inclui carne salgada, curada ou fermentada. Entre esses produtos potencialmente nocivos estão o cachorro-quente, carne em lata, carne desidratada ou molhos à base de carne. Não é claro se um determinado tipo de preparação influencia o risco.
Além disso, cientistas descobriram “forte evidência” para uma correlação entre consumo de carne vermelha e câncer colorretal. Isso inclui todos os tipos de carne de músculo de mamíferos, como carne de boi, porco, ovelha, cavalo e cabra. Também foi descoberta uma possível associação entre carne vermelha e o risco de câncer de próstata e câncer pancreático.
De acordo com a IARC, produtos derivados de carne processada pertencem à mesma categoria do fumo e do amianto. Mas isso não significa que o risco seja igualmente alto, destacou a organização. No entanto: “Em face do grande número de pessoas que consomem carne processada, o impacto global na incidência de câncer é importante em termos de saúde pública”, disse Kurt Straif da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer. Porém, os autores do estudo não recomendam abstinência de carne. Uma dieta vegetariana, semelhante ao consumo de carne, tem “efeitos positivos e negativos à saúde”.
Fonte: http://goo.gl/Q6nf0a
Univadis: portal de informações e Educação Médica oferecido pela MSD
Imagem: Google Imagens
