Este site não se responsabiliza pelas informações contidas, apenas redireciona para páginas de interesse através de links.

As postagens são identificadas pelo seu autor. Ausência de conflitos de interesse.

domingo, 22 de julho de 2012

FDA aprova stent para uso durante cirurgia de catarata em doentes com glaucoma.


A FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) aprovou o primeiro stent para glaucoma a ser usado em conjunto com a cirurgia de catarata, avança o portal ISaúde.

O iStent Trabecular Micro-Bypass Stent visa reduzir a pressão no interior do olho  (intra-ocular) em doentes adultos com glaucoma de ângulo aberto que precisam de passar por uma operação para corrigir a catarata.

"O iStent é uma nova opção a ser considerada no tratamento de glaucoma de ângulo aberto em pacientes que necessitam de cirurgia de catarata. Esta opção pode ser usada mais cedo no processo da doença do que alguns outros tipos de tratamentos cirúrgicos de glaucoma", afirma Christy Foreman, da FDA.

O glaucoma, que consiste em um grupo de doenças que danifica o nervo óptico, é uma das principais causas de perda de visão e cegueira. Glaucoma de ângulo aberto é a forma mais comum.

Num olho saudável, o líquido flui continuamente para dentro e para fora da câmara anterior do olho, o espaço cheio de líquido entre a íris e a córnea. O fluido escoa da câmara anterior através de uma malha de tecido ao longo da borda exterior da íris, onde a íris e a córnea se encontram, e em um canal chamado canal de Schlemm que drena o fluido para fora do olho.

No glaucoma de ângulo aberto, a malha fica bloqueada ou drena o líquido muito lentamente. Uma vez que o líquido não pode sair do olho de forma suficientemente rápida, a pressão intra-ocular aumenta e pode danificar o nervo óptico, resultando em perda de visão.

O iStent é um tubo de titânio pequeno colocado através da malha de tecido. Isto cria uma abertura entre a câmara anterior do olho e o canal de Schlemm que permite ao fluido escoar, potencialmente diminuindo a pressão intra-ocular.

A FDA revisou os dados de um estudo com 240 olhos.  Menos um ano após o procedimento, 68% dos participantes com iStent tinham pressão intra-ocular mais baixa, sem o uso de medicamento em comparação com 50% dos participantes que foram submetidos apenas à cirurgia da catarata.


Fonte: RCMPHARMA

Obtido de: http://consulfarma.com/detalhes_noticias.php?id=134953
Imagem: Google Imagens