Este site não se responsabiliza pelas informações contidas, apenas redireciona para páginas de interesse através de links.

As postagens são identificadas pelo seu autor. Ausência de conflitos de interesse.

domingo, 25 de setembro de 2011

Bocejo serve para refrescar o cérebro

Estudo constatou que a frequência do bocejo varia de acordo com a estação do ano 

O bocejo é uma das maneiras que o corpo têm de refrescar o cérebro. Geralmente, o ato está ligado ao sono ou ao tédio, porém, cientistas da Universidade de Princeton, nos EUA, revelam que o bocejo ajuda a regular a temperatura do cérebro, evitando o seu aquecimento.


De acordo com as informações publicadas no Daily Mail, se a temperatura ambiente for maior do que a corporal, como acontece em dias mais quentes, o bocejo não faria nenhum efeito no organismo.

Os pesquisadores estudaram o comportamento de 80 voluntários, que observaram fotos de pessoas bocejando, tanto no inverno como no verão. O resultado mostrou que metade dos participantes tiveram a mesma reação das imagens durante o período mais frio, enquanto que, no verão, apenas um quarto deles se manifestou.

O estudo constatou que a frequência do bocejo varia de acordo com a estação do ano, já que essa é uma das maneiras do corpo refrescar o cérebro, trocando calor com o ar fresco. A pesquisa vem para somar conhecimento e ajudar na compreensão de doenças neuromotoras e da epilepsia, que têm o bocejo como uma das características mais comuns.

Saúde  |  24/09/2011 09h10min